Possibilidades educativas na educação a distância: Aplicação de teorias de ensino e aprendizagem
Resumo
O planejamento, implementação e oferecimento de cursos de Educação a Distância (EaD) são fortemente influenciados por uma ou mais teorias de ensino e aprendizagem, o que orienta a prática pedagógica e a concepção do ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva-se analisar o impacto das teorias cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista, conectivista e de aprendizagem social no planejamento pedagógico de cursos EaD. A metodologia empregada consiste em uma revisão da literatura. A teoria cognitivo-behaviorismo enfatiza a relação entre estímulo e resposta, influenciando a concepção de atividades e avaliações. O socioconstrutivismo destaca a importância da interação social e da construção coletiva do conhecimento, impactando a dinâmica de colaboração nos cursos on-line. O conectivismo valoriza a conexão entre os participantes e a aprendizagem em rede, promovendo a autonomia e a busca por informações. Já a teoria de aprendizagem social ressalta a influência do ambiente e das interações sociais no processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação ativa dos alunos. Essas teorias desempenham um papel fundamental no planejamento de cursos EaD, orientando a seleção de estratégias pedagógicas, recursos tecnológicos e atividades que favoreçam a construção do conhecimento, a interação entre os participantes e o alcance dos objetivos educacionais.
Copyright (c) 2025 Valdir Lamim Guedes Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.