Possibilidades educativas na educação a distância: Aplicação de teorias de ensino e aprendizagem

Resumo

O planejamento, implementação e oferecimento de cursos de Educação a Distância (EaD) são fortemente influenciados por uma ou mais teorias de ensino e aprendizagem, o que orienta a prática pedagógica e a concepção do ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva-se analisar o impacto das teorias cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista, conectivista e de aprendizagem social no planejamento pedagógico de cursos EaD. A metodologia empregada consiste em uma revisão da literatura. A teoria cognitivo-behaviorismo enfatiza a relação entre estímulo e resposta, influenciando a concepção de atividades e avaliações. O socioconstrutivismo destaca a importância da interação social e da construção coletiva do conhecimento, impactando a dinâmica de colaboração nos cursos on-line. O conectivismo valoriza a conexão entre os participantes e a aprendizagem em rede, promovendo a autonomia e a busca por informações. Já a teoria de aprendizagem social ressalta a influência do ambiente e das interações sociais no processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação ativa dos alunos. Essas teorias desempenham um papel fundamental no planejamento de cursos EaD, orientando a seleção de estratégias pedagógicas, recursos tecnológicos e atividades que favoreçam a construção do conhecimento, a interação entre os participantes e o alcance dos objetivos educacionais.

Biografia do Autor

Valdir Lamim Guedes Junior, Unochapecó e Udesc

Doutor em Educação (FEUSP); Mestre em Ecologia (UFOP); Especialista em Jornalismo Científico (Unicamp), Educação Ambiental (USP-SC), em Design Instrucional para EaD (Unifei) e em Ensino de Ciências Naturais (UFPI); Biólogo (UFOP) e Pedagogo (UniBF). Estagiário de pós-doutorado no PPGE da Unochapecó. Professor temporário CEAD/UDESC. Consultor Educacional no Senac-SC e professor da Faculdade Católica Paulista (Marília-SP). Editor-Chefe da Editora Na Raiz. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, metodologias de ensino (metodologias ativas, uso de TDICs, entre outras), Educação a Distância e Educação Ambiental.

Publicado
2025-07-09
Como Citar
LAMIM GUEDES JUNIOR, V. Possibilidades educativas na educação a distância: Aplicação de teorias de ensino e aprendizagem. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 187-207, 9 jul. 2025.