O estado do conhecimento sobre a indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente estudo analisou a produção acadêmica sobre indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como metodologia o estado do conhecimento. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram identificadas 10 produções nesta área. As categorias de análise incluíram tipo de produção, local de produção, sexo dos autores, conceitos, autores mais utilizados e tendências teórico-metodológicas. Os resultados revelaram uma predominância de trabalhos no nível de mestrado, realizados principalmente por autoras do sexo feminino, com destaque para o estado de São Paulo como o local de produção mais frequente. Os autores mais utilizados foram Aquino, seguido por Foucault, Estrela, Garcia e Freire. Quanto às tendências teórico-conceituais, destacaram-se abordagens que exploraram conceitos de poder, controle social, pedagogia crítica e emancipação. Esses resultados sugerem uma preocupação crescente com a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, especialmente no contexto paulista, e apontam para a relevância de autores como Aquino e Foucault na discussão acadêmica sobre o tema.
Copyright (c) 2025 Cristiane Roberta dos Reis Rueffer, Cláudia Valente Cavalcante

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.