O estado do conhecimento sobre a indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

O presente estudo analisou a produção acadêmica sobre indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como metodologia o estado do conhecimento. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram identificadas 10 produções nesta área. As categorias de análise incluíram tipo de produção, local de produção, sexo dos autores, conceitos, autores mais utilizados e tendências teórico-metodológicas. Os resultados revelaram uma predominância de trabalhos no nível de mestrado, realizados principalmente por autoras do sexo feminino, com destaque para o estado de São Paulo como o local de produção mais frequente. Os autores mais utilizados foram Aquino, seguido por Foucault, Estrela, Garcia e Freire. Quanto às tendências teórico-conceituais, destacaram-se abordagens que exploraram conceitos de poder, controle social, pedagogia crítica e emancipação. Esses resultados sugerem uma preocupação crescente com a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, especialmente no contexto paulista, e apontam para a relevância de autores como Aquino e Foucault na discussão acadêmica sobre o tema.

Biografia do Autor

Cristiane Roberta dos Reis Rueffer, PUC-GO
 Professora de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal      Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goías       Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1595-1453             Lattes: http://lattes.cnpq.br/7659406764415767       E-mail:  cris.rueffer@gmail.com
Cláudia Valente Cavalcante, PUC-GO

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. Vice-lider Grupo de Pesquisa Juventude e Educação. 

Publicado
2025-07-09
Como Citar
RUEFFER, C.; CAVALCANTE, C. O estado do conhecimento sobre a indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 134-153, 9 jul. 2025.