A constituição da docência no ensino superior em enfermagem: Um mapeamento da produção científica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo promover o debate acerca da constituição da docência dos professores do curso de Bacharelado em Enfermagem a partir das contribuições de pesquisas da última década. Para tal, foi realizado um mapeamento das produções que abordam a temática no âmbito do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) visando a elaboração do Estado da Questão (EQ) apoiado nos estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). A investigação é de natureza qualitativa, cuja opção metodológica se deu pela pesquisa bibliográfica e documental na perspectiva do Estado da Questão. Foram selecionadas 22 produções para composição do EQ, que evidenciaram: forte presença do estudo da temática no cenário acadêmico contemporâneo; docência como segunda opção profissional; ausência de formação específica para a docência por parte dos professores; predomínio dos saberes experienciais e específicos em detrimento dos saberes pedagógicos; educação profissional em Enfermagem como via de acesso à prática docente na área; construção do eu professor em articulação com o eu individual, mediado pelos demais atores do contexto educacional; identidade profissional docente construída de forma dinâmica e fluida ao longo da vida, no intercâmbio de duas profissões, a de enfermeiro e a de professor; além da necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a temática.

 

Biografia do Autor

Aliny Karla Alves de Freitas Lira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Belo Jardim.  Mestrado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco; E-mail: alinyfreitas@yahoo.com.br 

Antônio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil; Pos-Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil; E-mail: germano.junior@uece.br

Publicado
2025-07-09
Como Citar
LIRA, A. K. A. DE; MAGALHÃES JUNIOR, A. A constituição da docência no ensino superior em enfermagem: Um mapeamento da produção científica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 93-115, 9 jul. 2025.