A constituição da docência no ensino superior em enfermagem: Um mapeamento da produção científica
Resumo
O presente estudo tem por objetivo promover o debate acerca da constituição da docência dos professores do curso de Bacharelado em Enfermagem a partir das contribuições de pesquisas da última década. Para tal, foi realizado um mapeamento das produções que abordam a temática no âmbito do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) visando a elaboração do Estado da Questão (EQ) apoiado nos estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). A investigação é de natureza qualitativa, cuja opção metodológica se deu pela pesquisa bibliográfica e documental na perspectiva do Estado da Questão. Foram selecionadas 22 produções para composição do EQ, que evidenciaram: forte presença do estudo da temática no cenário acadêmico contemporâneo; docência como segunda opção profissional; ausência de formação específica para a docência por parte dos professores; predomínio dos saberes experienciais e específicos em detrimento dos saberes pedagógicos; educação profissional em Enfermagem como via de acesso à prática docente na área; construção do eu professor em articulação com o eu individual, mediado pelos demais atores do contexto educacional; identidade profissional docente construída de forma dinâmica e fluida ao longo da vida, no intercâmbio de duas profissões, a de enfermeiro e a de professor; além da necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a temática.
Copyright (c) 2025 Aliny Karla Alves de Freitas Lira, Antônio Germano Magalhães Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.