O Professor iniciante na modalidade EJA: A construção de estratégias de indução
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar, sob a ótica do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estratégias formativas são necessárias no processo de indução do professor iniciante. Com relação ao método e procedimentos pedagógicos, optamos por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico. Seguimos as seguintes etapas da pesquisa: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Cochran-Smith, Fiorentini e Crecci, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Como resultado da pesquisa, constatamos que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e nas necessidades formativas advindas da prática pedagógica.
Copyright (c) 2025 Renata Cristina Polydoro, Maria de Fátima Ramos Andrade, Ana Silvia Moço Aparício

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