O Professor iniciante na modalidade EJA: A construção de estratégias de indução

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar, sob a ótica do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estratégias formativas são necessárias no processo de indução do professor iniciante. Com relação ao método e procedimentos pedagógicos, optamos por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico. Seguimos as seguintes etapas da pesquisa: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Cochran-Smith, Fiorentini e Crecci, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Como resultado da pesquisa, constatamos que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e nas necessidades formativas advindas da prática pedagógica.

Biografia do Autor

Renata Cristina Polydoro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora de Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Mestrado Profissional em Educação pela pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCS)

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de lUniversité Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático, como também na Educação de Jovens e Adultos. É professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente também é coordenadora do Programa . É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino, didática de línguas, alfabetização, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas)

Publicado
2025-07-09
Como Citar
POLYDORO, R.; ANDRADE, M. DE F.; APARÍCIO, A. S. O Professor iniciante na modalidade EJA: A construção de estratégias de indução. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 71-92, 9 jul. 2025.