A literatura negro-brasileira: espaço para aproximações

  • Geilson Batista Matias Universidade Federal de Uberlândia - PPGED - UFU
  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia - PPGED - UFU https://orcid.org/0000-0001-8983-4471
Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Formação docente. Literatura negro-brasileira

Resumo

Este texto apresenta uma discussão das características da categoria negro-brasileira, estudada por Cuti (2010), pseudônimo de Luiz Silva e o desenho metodológico envolve a análise bibliográfica e documental, ancorada na abordagem da pesquisa qualitativa de base interpretativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; FLICK, 2009; CELLARD, 2008 posto que ainda se trata de um conceito em construção e, por isso, necessita de uma contextualização e problematização. A Literatura Negro-Brasileira retrata essa realidade e busca aproximar a nossa sociedade desses discursos ou ideologias que estão por trás de ambas, escritas, remetendo-se, prioritariamente, para a forma pela qual a sociedade brasileira se vê e é vista, sobretudo no que diz respeito aos problemas sociais.

Biografia do Autor

Geilson Batista Matias, Universidade Federal de Uberlândia - PPGED - UFU

Universidade Federal de Uberlândia - PPGED - UFU

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - PPGED - UFU

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Educação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) silvajunior_af@yahoo.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0001-8983-4471. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia e coordenador do projeto de pesquisa demanda Universal 02/2022 O LUGAR DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS: o que dizem os documentos, as/os docentes formadoras/es e as/os egressas/os.

 

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
MATIAS, G.; SILVA JÚNIOR, A. A literatura negro-brasileira: espaço para aproximações. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 187-198, 22 abr. 2024.