Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática

  • Lucia Regina Goulart Vilarinho Fundação CESGRANRIO

Abstract

A tecnologia está cada vez mais presente nos lares urbanos, nas escolas, e quando não se encontra materializada nesses espaços, constitui ‘objeto de desejo’ das crianças. A vida, desde cedo, permeada pela TV, computador, videogames, internet, out-doors, néons e mídia impressa faz com que se vislumbre uma nova geração de seres humanos chamados por alguns de audiovisuais, por outros geração net, ou ainda ‘filhos do caos’. Essas crianças e jovens evidenciam outras formas de pensar e aprender, construindo uma cultura cognitiva que expressa certas habilidades que a geração da escrita manual não teve a oportunidade de desenvolver, por ter sido formada em um sistema educacional que valorizou, basicamente, as habilidades lógico-matemáticas e linguísticas. Face a este cenário, cabe questionar se professores formados e em processo de formação estão preparados para enfrentarem, no período da Educação Infantil, a utilização pedagógica do computador e da internet. O desenvolvimento de práticas pedagógicas que se valem dessas tecnologias passa pela compreensão de características da criança midiática, aquela que convive naturalmente com as diferentes mídias, e pela reflexão sobre vantagens e desvantagens do uso do computador e internet na Educação Infantil. Este artigo tem, pois, o objetivo de evidenciar o descompasso entre a formação de professores da educação infantil e a criança midiática, que precisa ser compreendida como ser social, determinado historicamente, que interage dinamicamente em seu mundo social, influenciando e sendo influenciada, produto e produtor das relações que ocorrem na família, na escola e na sociedade.

Author Biography

Lucia Regina Goulart Vilarinho, Fundação CESGRANRIO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogia. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 e 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-fev/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 32 artigos em periódicos, 14 capítulos de livros e 55 trabalhos completos em anais de eventos. Orientou 52 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa e atualmente participa da coordenação de 1 projeto na área de Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.

References

AMANTE, L. Explorando as novas tecnologias em contexto de educação
pré-escolar: a actividade de escrita. Lisboa. Análise Psicológica, 1, 22, p.
139-154, 2004.BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. F. Os novos modos de compreender: a
geração do audiovisual e do computador. São Paulo, Paulinas, 1989.
BRASIL / MEC - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n.1, de
15/05/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em
Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/graduacao/arquivos/
docs_diretrizes/pedag_ rcp01_06_resol.pdf. Acesso em 15/07/2011
BRASIL /MEC/Secretaria de Educação Básica – Diretrizes curriculares nacionais
para a educação infantil. Brasília: MEC-SEB, 2010
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da
globalização. 8.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
CARVALHO, E. de C. A importância das TIC no processo de desenvolvimento
curricular. 2005. Disponível em . Acesso
10/11/2008.
CERVEIRA, P. A Utilização do computador no jardim de infância, 2002.
Disponível em . Acesso 23 de
outubro de 2008.
DREIFUSS, R.A. A época das perplexidades: mundialização, globalização e
planetarização: novos desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
GATTI, B. A. (Coord); BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses
e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
LANDRY, P. O sistema educativo rejeitará a internet? In: ALAVA, S. (Org).
Ciberespaço e formações abertas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MATTA, A. E. R. Informática educacional para crianças com menos de
sete anos de idade, 2004. Disponível em . Acesso
em12/04/2008.
McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São
Paulo: Cultrix, 1974.
PACHECO, E. D. (Org.). Televisão, criança e imaginário São Paulo: Papirus,
1998.
PRETTO, N. de L. Tecnologias da informação e comunicação e educação a
distância: concepções e práticas. ENCONTRO DE PESQUISA DO NORTE E
NORDESTE, 16. Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Apresentação de
Trabalho. 10 a 13 de junho de 2003
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants – Part 1. NCB University Press,
Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em pdf> Acesso em 14/10/ 2008.
RUSHKOFF, D. Um jogo chamado futuro - como a cultura dos garotos pode
nos ensinar a sobreviver na era do caos. Rio de Janeiro: Revan, 1999.
SANCHEZ, R. Our bodies? Our selves? Questions about teachting in the
MUD in literacy theory in the age of the internet. New York: Columbia Press
University, 1998, p 92 – 106.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda
modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. (Coord.). Crianças
e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto:
Asa, 2004.
SETZER, V.W. Meios eletrônicos e educação: uma visão alternativa, 2. ed. São
Paulo: Escrituras, 2002, p. 85-134.
SHERIDAN, S.; SAMUELSSON, I. P. Integração das TIC na primeira infância.
In: As TIC na Primeira-infância: Manual para formadores. Projeto Kinderet –
Educative Technologies in Kindergarten Context. Madrid – Lisboa: Comissão
Européia, 2003.
SILVA, B. D. da. Questionar os fundamentalismos tecnológicos: tecnofobia
versus tecnolatria. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TECNOLOGIAS DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 1, Desafios’99. Braga
(Portugal): Universidade do Minho, 1999.
SIRAJ BLATCHFORD, J.; SIRAJ BLATCHFORD, I. More than computers:
information and communication technology in the early years. London: The
British Association of Early Childhood Education, 2003.
TAPSCOTT, D. Geração digital - a crescente e irreversível ascensão da geração
net. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1999.
VILARINHO, L.R.G.; MARITNS, N.S. Cibercultura, inclusão digital e formação
do pedagogo: desafios curriculares. Artigo submetido à avaliação do
COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES – 10; COLÓQUIO LUSOBRASILEIRO
DE CURRÍCULO - 6. Faculdade de Educação – UFMG, Belo
Horizonte, 4 a 6 de setembro de 2012.
Published
2017-05-19
How to Cite
VILARINHO, L. R. Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 194-210, 19 maio 2017.