Design de jogos e gamificação para aprendizagem: uma perspectiva andragógica

  • Marilene Santana dos Santos Garcia
  • Andrea Cristina Filatro

Resumo

O presente artigo apresenta um espaço de reflexão sobre o design de jogos e gamificação sob uma perspectiva andragógica, analisando seu potencial para o desenvolvimento de uma andragogia contemporânea. A metodologia aplicada abrange uma análise das publicações sobre o tema no período entre 2018 e 2020, observando os contextos de pesquisa, tipos de jogos e referenciais teóricos mais utilizados. Os contextos de análise incluem educação superior, educação continuada, educação corporativa e formação de professores. Como resultado, são apontados alguns fatores importantes na adoção de jogos na aprendizagem de adultos, à medida que estes oportunizam o uso de habilidades cognitivas com suporte lúdico, promovendo a recuperação da memória, a tomada de decisões e o raciocínio rápido, além de promoverem as relações sociais por meio da criação de comunidades de aprendizagem com interesses comuns.

 

 

Palavras-chave: Andragogia. Jogos. Gamificação. Design de jogos para a aprendizagem de adultos. Educação de adultos

 

Publicado
2023-03-27
Como Citar
GARCIA, M. S. DOS S.; FILATRO, A. C. Design de jogos e gamificação para aprendizagem: uma perspectiva andragógica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 129-142, 27 mar. 2023.