Ecossistema educomunicativo e cultura digital: potencialidades nos espaços escolares

  • Wanessa Matos Vieira
  • Ademilde Silveira Sartori

Resumo

Este artigo apresenta resultados encontrados em pesquisa que indagou sobre a Educomunicação pensada no contexto da cultura digital e tem como objetivo contribuir para a discussão da Educomunicação e sua relação com a cultura digital.  Com o desenvolvimento de tecnologias digitais que proporcionam comunicação e conectividade, bem como o atravessamento da sociedade pela cultura digital, faz sentido pensarmos nas contribuições e que trazem para a educação. Nesse sentido, é preciso refletir sobre como vivenciamos a cultura digital e suas potencialidades educativas nos espaços escolares. A cultura digital criou um novo modelo de consumidor midiático mais ativo, participativo, coautor e criativo e, além disso, viabilizou o nascimento de um produtor de conteúdo e influenciador digital conhecido como Youtuber: o produtor de conteúdo da mídia social YouTube. Nesse sentido, algumas questões surgem: como podemos olhar para o fenômeno dos youtubers e encontrar critérios para fortalecer práticas pedagógicas baseadas no diálogo, criatividade, criticidade e aprendizagem colaborativa? Como a compreensão desse fenômeno pode nos ajudar a construir um ecossistema educomunicativo nos espaços escolares? A pesquisa foi realizada com uma abordagem documental do tipo netnográfica utilizando a codificação de dados qualitativos como técnica de análise buscando elucidar possíveis conexões entre Educomunicação e cultura digital. Os dados foram coletados do canal do youtuber Felipe Neto. As conclusões possibilitam avanços sobre a discussão a respeito da construção de ecossistemas educomunicativos em espaços escolares considerando o contexto da cultura digital.

Palavras-chave: Educomunicação.  Cultura digital. Ecossistema educomunicativo

 

Publicado
2023-03-27
Como Citar
VIEIRA, W. M.; SARTORI, A. S. Ecossistema educomunicativo e cultura digital: potencialidades nos espaços escolares. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 55-74, 27 mar. 2023.