Uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras na educação profissional na área da saúde

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar o uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras por docentes em aulas de cursos técnicos profissionalizantes da área da saúde de uma instituição privada de Curitiba. A problemática que instigou a pesquisa relaciona-se ao uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras por profissionais que, em sua maioria, não possuem formação pedagógica inicial. Os procedimentos metodológicos foram organizados a partir de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados um questionário aplicado a 16 professores que atuam em cursos técnicos da área da saúde de uma instituição privada de Curitiba e a observação de aulas ministradas por cinco dos participantes que afirmaram utilizar metodologias ativas e tecnologias inovadoras. Para análise dos dados, pautou-se na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011), pela qual foram organizados, interpretados e analisados. Os resultados indicam a necessidade de maior investimento na formação continuada do profissional técnico-docente que atua na educação profissional e tecnológica, uma vez que as evidências mostraram que a formação docente é desenvolvida significativamente por meio das experiências vivenciadas em campo.

Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional - UNINTER
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Tese: Atitude filosófica do jovem no cotidiano escolar do ensino médio: um estudo sobre as possibilidades de recepção do conteúdo de filosofia política. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino. Dissertação: A construção do lugar da Filosofia no currículo do ensino médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da Escola Pública Paranaense. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998). Especialista em História e Filosofia da Ciência pelo IBPEX (1999). Formado em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia (1988). Professor da Rede Pública Estadual do Paraná desde 1990 atuando com o ensino de Filosofia. Foi diretor e diretor auxiliar do Colégio Estadual Hildegard Sondhal em Curitiba entre os anos de 1995 e 2001. Atuou na Secretaria de Estado da Educação do Paraná entre os anos de 2003 e 2010 coordenando: Projeto Folhas de formação de professores por meio da produção de material didático; Livro Didático Público de Filosofia do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Orientadoras da disciplina de Filosofia; Projeto de formação de professores - Disseminação das Políticas Curriculares do Estado do Paraná; Projeto Festival de Arte e Ciência das Escolas Públicas Estaduais. Projeto Viva a Escola de ampliação da jornada escolar; Projeto Mais Educação de fomento à Educação Integral. Atualmente é professor de Filosofia no Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná e professor titular do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional. Tem experiência na área de Educação, Gestão Educacional e Pesquisa, com ênfase em Formação de professores, Educação e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores; Pesquisa em Educação; Inovações Metodológicas; Inovações Tecnológicas; Ensino de Filosofia; Educação Filosófica; Filosofia da Educação; Gestão Educacional.
Patrícia Machado Mikalixen, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR.

Mestre em Educação e Novas Tecnologias- Uninter 2020. Cursando Pedagogia. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e Especialização em Gestão Escolar, Docência da Educação Profissional e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem. Atuou como docente em Cursos Técnicos em diversas escolas. Atualmente é Técnica em Educação Profissional e Tecnológica no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) - PR. Atuando em cursos técnicos e na Faculdade Senac. Possui ampla experiência na área de Educação, Pedagogia Empresarial e Corporativa, Gestão Escolar, atendimento a alunos e formação docente. Atuação no Ensino Profissional, Tecnológico, Superior , Educação a Distância e Formação Inicial e Continuada. 

Publicado
2023-03-27
Como Citar
PINHELLI MENDES, A.; MIKALIXEN, P. Uso de metodologias ativas e tecnologias inovadoras na educação profissional na área da saúde. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 160-179, 27 mar. 2023.