A curadoria de conhecimento como base para uma educação científica e tecnológica humanizadora no contexto da cultura digital

Resumo

O presente estudo traz o recorte de uma pesquisa maior que estuda a curadoria do conhecimento na cultura digital para a educação científica. Busca responder a questão de como trabalhar o ensino, na cultura digital, motivando e mobilizando estudantes em torno da educação científica. Tem como objetivo descrever dialogicamente o processo de ação pedagógica de um professor de geografia na execução de um método de ensino de curadoria de conhecimento com base no ideário freiriano. Tem abordagem qualitativa, empírica e natureza narrativa. Sua experiência e sua vivência com o fazer pedagógico são narradas neste trabalho e nos conduzem a pensar a educação como história de vida, envolvendo-nos para compreender como se faz diferente para motivar os estudantes e despertá-los para a criticidade e a criatividade, condição sine qua non para a educação científica e tecnológica.

Palavras-chave: Cultura Digital; Curadoria de Conhecimento; Educação científica; Freire

Biografia do Autor

Nuria Pons Vilardell Camas, UFPR

Profa. Dra. Associada Nuria Pons Vilardell Camas Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Educação Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) Docente-pesquisadora Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino (UFPR) Docente-pesquisadora mestrado e Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - UTFPR Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).

Publicado
2023-03-27
Como Citar
SOUZA, F.; CAMAS, N. A curadoria de conhecimento como base para uma educação científica e tecnológica humanizadora no contexto da cultura digital. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 36-54, 27 mar. 2023.