O acesso à Educação Superior por meio do PROUNI: a perspectiva de egressos do Curso de Direito

  • Myriam Siqueira da Cunha
  • Stivie Sena Leston
  • Vivianne Almeida

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as experiências vividas por ex-bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo fenomenológica hermenêutica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista em profundidade com egressos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Para análise de dados, utilizou-se a abordagem seletiva, em conjunto com elementos das abordagens holística e detalhada. Os resultados indicam que o PROUNI amplia o acesso à educação superior no Brasil. Contudo, percebe-se a falta de políticas claras para permanência dos beneficiários no ensino superior, bem como em relação à qualidade da educação ofertada. Ademais, a fiscalização a esse Programa é falha, conjugada com critérios de seleção pautados na meritocracia, provoca a desvirtuação do Programa e faz com que o mesmo seja limitado no seu propósito de oferecer oportunidade a quem, de fato, se propõe
Publicado
2017-05-13
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo