Políticas educacionais no Brasil: a Articulação entre as Tecnologias, o Tecnicismo e a Pedagogia de Resultados

  • Andréa Villela Mafra da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Os principais aspectos abordados no texto tratam das políticas educacionais no Brasil, especialmente, as políticas de formação de professores que por um lado estão fundamentadas numa visão tecnicista, a partir dos conceitos de qualidade na educação, competências e habilidades, e por outro, centradas em propostas de ensino que valorizam o uso intensivo das tecnologias na escola. O objetivo é caracterizar os discursos presentes nas políticas educacionais que favorecem o uso intensivo das TIC e o quanto estas políticas remetem ao paradigma tecnicista dos anos setenta. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A conclusão é que as propostas oficiais de formação de professores partem da dimensão acadêmica para a dimensão pragmática, colocando a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré- estabelecidos. Outrossim, o uso intensivo das tecnologias na educação configura a sua hegemonia no primado da dimensão técnica.

Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente professora do Ensino Superior da FAETEC no Curso de Pedagogia e nas turmas do PARFOR no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Desde 2006 atua como Coordenadora Adjunta e de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Campo do Plano de Ações Articuladas no Estado do Rio de Janeiro - MEC / FNDE (2009 - 2011). Coordenadora do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FAETEC/CNPq. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação e Comunicação/UERJ/CNPq. Árbitra em Salvamento Aquático Desportivo pela International Lifesaving Federation, ILS.

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Publicado
2017-05-13
Como Citar
DA SILVA, A. Políticas educacionais no Brasil: a Articulação entre as Tecnologias, o Tecnicismo e a Pedagogia de Resultados. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 219-238, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo