Teorías de la educación y las tic como fundamento para la elaboración de una metodología basada en la realidad aumentada

Resumo

O processo educacional é fortalecido pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Diante das muitas opções oferecidas pelas TICs, é importante testar as tecnologias emergentes. Este trabalho pretende analisar as TIC dentro de alguns paradigmas da educação e seu uso em sala de aula como suporte para a incorporação da Realidade Aumentada (RA) na disciplina de Filosofia e Ética na Escola Superior Agrária da Universidade Autônoma de Chapingo (PAUACH), uma instituição caracterizada por sua especialização agronômica. Foi feita uma revisão bibliográfica focalizada nas Teorias da Educação e alguns estudos experimentais, onde se pode ver que o professor desempenha um papel fundamental na introdução da RA em seu trabalho docente. Conclui-se que é possível a coexistência das TIC nas diferentes Teorias da Educação, a importância de conhecer as características sob as quais se pretende fazer uso delas e a viabilidade de aplicá-las na aula.

Publicado
2022-04-04
Como Citar
ALEJO MUÑOZ, J.; RODRÍGUEZ DE PINILLA, M.; CRUZ LEÓN, A. Teorías de la educación y las tic como fundamento para la elaboración de una metodología basada en la realidad aumentada. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 45, p. 15-37, 4 abr. 2022.