O que as professoras da Educação Básica sabem sobre Gênero?

  • Lia Machado Fiuza Fialho
  • Lorena Brenda Santos Nascimento
  • Antônia Solange Pinheiro Xerez

Resumo

Objetiva-se compreender os conhecimentos apreendidos na formação docente inicial e os demais saberes dos professores da educação básica concernentes à temática de gênero. O estudo problematiza a práxis de docentes e reflete sobre paradigmas, impulsionando posturas de respeito à pluralidade. Defende o argumento de que as questões de gênero são um assunto pouco discutido na rede municipal de Fortaleza-CE, necessitando de maior atenção dos educadores e políticas de formação continuada. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com seis professores, em uma escola pública de Fortaleza-CE que utiliza a metodologia da história oral temática. Da discussão das entrevistas, constatou-se, mediante a análise de conteúdo, que os profissionais não possuíam conhecimentos aprofundados sobre gênero, não conseguindo discernir conceitos fundamentais, tampouco descrever práticas pedagógicas desenvolvidas na escola acerca dessa temática. Ao contrário, reforçavam a especificação de papéis sociais ao reproduzir características de uma cultura sexista.
Publicado
2017-05-13
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo