Editorial

  • Rita de Cássia Goncalves Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Susane Garrido Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Ieda Viana Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Biografia do Autor

Rita de Cássia Goncalves, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação desde 2014, trabalhando as disciplinas "Políticas Públicas em Educação", "Políticas Educacionais para o Livro Didático" e "Prática de Pesquisa LP PPGED" - Políticas. No curso de Pedagogia - UTP trabalha as disciplinas "Currículo da Educação Básica", "Metodologia da Pesquisa: Produção Científica" e "Políticas Públicas e Projeto Pedagógico". Editora dos Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Revista do Programa de Pós Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UTP (ISSN 2175-2613). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013), área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia com a tese: "A SIGNIFICÂNCIA DO PASSADO PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA". Possui mestrado em Educação pela PPGE/UFPR (2001) sendo bolsista CAPES e graduação em História pela UFPR (1995) sendo bolsista PET/CAPES e Prolicen/UFPR. Pesquisadora ligada ao grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" - UTP, ao Laboratório ded Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP.
Susane Garrido, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Doutora em Informática na Educação (com ênfase em Neurocognição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação da UTP -Universidade TUIUTI do Paraná e da Pós graduação da Anhembi Morumbi. Faz parte das Comissões de Educação a Distância do CNE (Conselho Nacional de Educação) e do INEP (Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira - MEC). É Membro da ABED e das Comissões científicas do CIAED (Congresso Internacional de Educação a Distância e da RBAAD (Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Os principais interesses de Pesquisa e de Palestras compreendem os Processos de Gestão e de Políticas Públicas em Educação a Distância Superior, e os Processos neurocognitivos inclusos em atividades digitais e virtuais. Nos últimos 4 anos foi Reitora da Estácio em SP, Diretora Nacional de Regulação e Suporte da Estácio no RJ e Diretora de Operações e Acadêmica da Estácio em Porto Alegre. Atuou na Assessoria/Representação na Diretoria de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do Grupo Estácio (Brasil).
Ieda Viana, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Paraná (1995). Atualmente atua como professor e pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e nos cursos de graduação em História e Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História e historiografia da educação; Fundamentos de prática pedagógica; Memória e gestão documental; Instituições, intelectuais e cultura escolar; Ensino de História; Arquivos e fontes escolares.
Publicado
2017-05-13
Como Citar
GONCALVES, R. DE C.; GARRIDO, S.; VIANA, I. Editorial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 11-14, 13 maio 2017.