Epistemologias e metodologias invertidas nas pesquisas colaborativas e solidárias em educação: desafios e perspectivas

  • Natanael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia
  • Gabriela Sousa Rêgo Pimentel Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo é um convite à reflexão sobre os desafios e perspectivas nas pesquisas educacionais, sob a égide da interdisciplinaridade. Precipuamente, será abordado o processo de construção do objeto de estudo à transformação da realidade social, e o escape da rigidez do método para o rigor metodológico. Em seguida, a partir dos Grupos de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES) e Políticas Públicas e Gestão da Educação (EDUCATIO), da Universidade do Estado da Bahia, apresentam-se desenhos de pesquisas em representações sociais, gestão e políticas públicas aplicadas à educação na contemporaneidade.

 

Publicado
2022-04-04
Como Citar
BOMFIM, N.; PIMENTEL, G. Epistemologias e metodologias invertidas nas pesquisas colaborativas e solidárias em educação: desafios e perspectivas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 45, p. 149-169, 4 abr. 2022.