A avaliação no ensino superior e suas implicações para a aprendizagem do letramento acadêmico

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Andrea Santana de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Resumo

A leitura e a escrita configuram-se como duas aprendizagens que possuem um grande prestígio social. No contexto da universidade, ambas conservam um papel central, visto que estão presentes nas mais variadas atividades desenvolvidas. No entanto, apesar dessa notável atuação, ambas são responsáveis por uma série de dificuldades enfrentadas pelos discentes universitários. Em mesma direção, a avaliação emerge como um aspecto fundante da prática educativa, possibilitando aos docentes um diagnóstico acerca das aprendizagens adquiridas pelos sujeitos, bem como, sobre a efetividade de suas próprias práticas de ensino. Neste sentido, esse trabalho objetiva apresentar as principais dificuldades referentes à leitura e à escrita vivenciadas pelos estudantes universitários e refletir sobre o papel da avaliação no processo de superação de tais dificuldades. A pesquisa que sustenta esse trabalho possui ancoragem em princípios qualitativos. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui engendradas contaram com as contribuições de Almeida (1997); Luckesi (2002); Mateos (2009); Coulon (2017); Silva e Oliveira (2021). O estudo possibilitou verificar que há a confluência de uma série de concepções e práticas de avaliação da leitura e da escrita sendo desenvolvidas no meio universitário. Bem como possibilitou ratificar a importância do uso da avaliação como um instrumento acolhedor das dificuldades dos estudantes.

Biografia do Autor

Andrea Santana de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

Publicado
2022-04-04
Como Citar
SILVA, F.; OLIVEIRA, A. A avaliação no ensino superior e suas implicações para a aprendizagem do letramento acadêmico. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 45, p. 102-125, 4 abr. 2022.