Atuação e perfil dos docentes da rede estadual de Educação Básica do Paraná

Resumo

O presente artigo objetiva descrever algumas características dos docentes da educação básica da rede estadual do Paraná, bem como cotejar as respectivas variáveis entre os tipos de vínculos trabalhistas, no intuito de captar diferenças. Especificamente, descrever a atuação e o perfil dos docentes efetivos e temporários. Como complemento, os resultados são confrontados com leis e normatizações federais e do estado Paraná, e demais estudos que condizem com a temática. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, sendo utilizados os dados disponibilizados pelo Laboratório de Dados Educacionais de 2019. Além de serem evidenciadas demais características da população docente, os resultados mostram um número expressivo de temporários na rede. Ademais, constata-se que os efetivos são ligeiramente mais bem formados do que os temporários, embora exista desafios relativos à formação em ambos os vínculos, uma vez que não são todos os profissionais que possuem formação em nível superior com licenciatura, conforme determina a legislação federal educacional. Também é possível constatar uma alocação desigual entre os vínculos, o que sugere que o número de temporários na área rural é maior do que dos efetivos, havendo nesta área, municípios sem a atuação de efetivos nas escolas.

Biografia do Autor

Etiane de Fatima Theodoroski, Universidade Federal do Paraná

Centro Universitário UniDomBosco. Curitiba, PR, Brasil. Doutoranda em Educação pela UFPR. e-mail: etianetheodoroski@gmail.com

Publicado
2021-10-18
Como Citar
THEODOROSKI, E. Atuação e perfil dos docentes da rede estadual de Educação Básica do Paraná. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 43, p. 31-46, 18 out. 2021.