Educação de surdos: articulando história e legislação

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar ao leitor uma breve síntese da história da educação dos surdos no mundo e no Brasil, bem como a legislação que orientou políticas de atendimento educacional no país para esse público. Para isso, adotou-se revisão teórica como método, o que possibilitou transcorrer por alguns períodos históricos e suas crenças, abordagens, personalidades e instituições envolvidas na educação de surdos em determinados países. Ao final deste, conclui-se que a educação de pessoas surdas foi um processo evolutivo marcado por diferentes correntes metodológicas e filosóficas, mas também por lutas, legitimado por documentos legais.

Biografia do Autor

Cibele Fernandes da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Unidade Litoral Norte. Osório, RS, Brasil. Especialista em Educação Especial pela UNISINOS. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Email: belefc79@gmail.com / cibelecosta@faccat.br

 

 

Publicado
2021-12-17
Como Citar
COSTA, C.; SARDAGNA, H. Educação de surdos: articulando história e legislação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 44, p. 159-173, 17 dez. 2021.