A Educação entre o caos pandêmico, tecnologia e política

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre Educação e Tecnologias, tendo em vista a relevância deste binômio em contextos do isolamento social, decorrente da pandemia COVID-19. Levando em conta uma pluralidade terminológica que denota enviesamentos conceituais, no escopo da política educacional, a partir do método de análise de conteúdo, analisaremos alguns documentos normativos que tratam da temática e das medidas emergências tomadas pelo Ministério da Educação, as quais autorizam a retomada das atividades escolares por meio de tecnologias. Os resultados evidenciam a emergência de questões caras à educação, que se vê inserida em um cenário de caos face ao contexto atípico que se impõe e que ressalta desigualdades sociais e históricas, agora evidenciadas pela dimensão da inclusão digital.

Biografia do Autor

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. Doutor em Educação pela UFMT. email: danilogsilvas@gmail.com

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil. Doutora em Educação pela UNESP. email: analaracg@gmail.com

Publicado
2020-12-03
Como Citar
DE ALMEIDA MAIA, M. D.; DA SILVA, D.; CASAGRANDE, A. L. A Educação entre o caos pandêmico, tecnologia e política. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 41, p. 217-234, 3 dez. 2020.