Currículo Oficial do Estado de São Paulo: desdobramentos de um ensino pautado em competências

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa que tem como objeto de estudo o currículo oficial paulista. A revisão bibliográfica realizada constatou, que existem muitas pesquisas que tratam do referido currículo, no entanto, poucas enfatizam os eixos centrais que o norteiam. Dos cinco eixos centrais que definem o currículo oficial paulista, três deles estabelecem que o currículo enfatize o ensino centrado em competências. Apresentamos nesse texto os primeiros resultados de nossa análise, problematizando os significados que o conceito de competência assume nos documentos curriculares. Nosso objetivo é compreender quais significados o conceito de competências assume nos documentos, bem como as referências teóricas que o orienta.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Uninove

Doutor em Educação PUC/SP

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Uninove.

Líder do Grupo de pesquisa em Política e Gestão Educacional

Coordenador da Linha de Pesquisa em Política Educacional

Tatiana Zanini da Silva Patiño, Secretaria Municipal de Educação de Santo André

Pedagoga.

Mestranda em Educação pela Uninove.

Professora da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Gestão e Política Educacional

 

Publicado
2021-03-30