O Novo Ensino Médio: a escuta dos educandos no estado do Amazonas

  • José Cavalcante Lacerda Junior Instituto Federal do Amazonas - Ifam

Resumo

O contexto educacional perpassa por inúmeras articulações e é forjado mediante o envolvimento de diversos atores que participam de seu processo. O texto em cena, pretende destacar a percepção dos educandos em torno do Novo Ensino Médio no Estado do Amazonas. Para tanto, utilizou-se dos dados recolhidos do questionário semiestruturado realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desportos do Amazonas no período de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados qualitativamente e reverberaram a estruturação da investigação nos seguintes pontos: 1) Percepção sobre a escola e o atual Ensino Médio e 2) Perspectivas para o Novo Ensino Médio. Os resultados sinalizam que a escuta dos alunos, como instrumento de participação no processo, permite reconhecer os meandros que assentam processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio. E ainda, traz à baila os desafios diante da construção de processos educativos que vislumbram o lugar do Ensino Médio no contexto contemporâneo.

Publicado
2021-03-30
Como Citar
CAVALCANTE LACERDA JUNIOR, J. O Novo Ensino Médio: a escuta dos educandos no estado do Amazonas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 42, p. 165-181, 30 mar. 2021.