A política pública de Educação do Campo e o delineamento da escola do campo: a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes

  • Alex Verdério Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fabiana Gonçalves de Souza Claudio Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

A Educação do Campo é efetivada na articulação e luta dos povos trabalhadores do campo pela garantia de seu direito à educação. Inserida nesse contexto, a elaboração tem caráter qualitativo e trata da trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, localizada no Assentamento Celso Furtado, município de Quedas do Iguaçu, Região Centro-Oeste do Paraná. Analisa o marco legal da Educação do Campo e seu desdobramento enquanto política pública. Destaca que a escola do campo é forjada como resultado e como elemento sustentador da luta por uma Educação do Campo. Evidencia a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes como expressão e afirmação da identidade da escola do campo, constituída a partir da atuação dos movimentos sociais e na mobilização e luta por políticas públicas. Compreende a escola do campo constituída na relação com sua realidade de inserção e com os sujeitos que a produzem.

Biografia do Autor

Fabiana Gonçalves de Souza Claudio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação-Mestrado/PPGEFB pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão (2018).Graduada em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul (2017). Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Quedas do Iaguaçu. Atuou na área educacional no período de 2014 - 2015 na formação de Jovens e Adultos - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Publicado
2020-03-05
Como Citar
VERDÉRIO, A.; CLAUDIO, F. A política pública de Educação do Campo e o delineamento da escola do campo: a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 39, p. 119-136, 5 mar. 2020.