A política pública de Educação do Campo e o delineamento da escola do campo: a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes
Resumo
A Educação do Campo é efetivada na articulação e luta dos povos trabalhadores do campo pela garantia de seu direito à educação. Inserida nesse contexto, a elaboração tem caráter qualitativo e trata da trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, localizada no Assentamento Celso Furtado, município de Quedas do Iguaçu, Região Centro-Oeste do Paraná. Analisa o marco legal da Educação do Campo e seu desdobramento enquanto política pública. Destaca que a escola do campo é forjada como resultado e como elemento sustentador da luta por uma Educação do Campo. Evidencia a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes como expressão e afirmação da identidade da escola do campo, constituída a partir da atuação dos movimentos sociais e na mobilização e luta por políticas públicas. Compreende a escola do campo constituída na relação com sua realidade de inserção e com os sujeitos que a produzem.
Copyright (c) 2020 Alex Verdério, Fabiana Gonçalves de Souza Claudio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.