Síndrome de Burnout em Estudantes de Curso Profissionalizante em Enfermagem

  • Lauren Rockenbach Freire IFPR campus Curitiba/PR
  • Maria Cecilia Da Lozzo Garbelin USP
  • Luiza Tatiana Forte PUCPR
  • Leide da Conceição Sanches UFPR
  • Patricia Maria Forte Rauli PUCPR

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a Síndrome de Burnout entre estudantes de curso profissionalizante em enfermagem, cujos objetivos são: investigar
a síndrome de burnout e sua relação com variáveis sócio demográficas entre estudantes de curso profissionalizante em enfermagem e identificar
o conhecimento destes sobre o tema. Método: A pesquisa é descritiva, transversal com abordagem quantitativa. O instrumento MBS-SS, composto
por 15 questões, juntamente com um questionário sócio demográfico foram aplicados a 123 estudantes do ensino profissionalizante em enfermagem
de duas Instituições localizadas em Curitiba-PR. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de dados estatísticos e demonstrada em tabelas, utilizando software estatístico SPSS 20.0 e EXCEL-MS. Resultados: A dimensão Exaustão Emocional - EE apresentou média de 2,35; a Descrença DE 1,03 e a Eficácia Profissional EP 4,61. O cruzamento das médias das dimensões com as variáveis sócio demográficas revelou que a questão de gênero, na dimensão EE, pode estabelecer diferença significativa no processo de adoecimento. Conclusão: no estudo o índice médio em EE indicou a não existência de desgaste emocional pelos alunos; o índice baixo em DE mostrou sentimento de confiança no ensino e o índice alto em EP demonstrou que o ensino vem sendo percebido como útil para a formação profissional.

Biografia do Autor

Lauren Rockenbach Freire, IFPR campus Curitiba/PR

Mestre em Ensino na Ciência da Saúde pela FPP, Enfermeira pela Faculdade Evangélica do Paraná, docente substituta em enfermagem no IFPR campus Curitiba/PR e docente em enfermagem na Faculdades Araucária/PR.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelin, USP

Doutora em Ciências pela USP, Bióloga pela UFPR e docente da FPP Curitiba/PR. 

 

Luiza Tatiana Forte, PUCPR

Mestre em Educação pela PUCPR, Psicóloga pela PUCPR e Diretora de Extensão da FPP Curitiba/PR.

Leide da Conceição Sanches, UFPR

Doutora em Sociologia pela UFPR, Socióloga e docente FPP Curitiba/PR.

Patricia Maria Forte Rauli, PUCPR

Doutora em Educação pela PUCPR, Psicóloga pela PUCPR e Diretora Geral da FPP Curitiba/PR.

Publicado
2019-02-28