Leitura e Educação: Determinações Educacionais e a Categoria Particularidade em o Filho Maldito de Balzac

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Cyntia G. G. Simões G. G. Simões Girotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Elza Tie Tie Fujita Universidade Estadual de Londrina
  • Angélica Polvani Trassi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O objetivo deste estudo é o de analisar a particularidade da criação artística na obra O Filho Maldito de Balzac. Para tanto, é imprescindível a compreensão das determinações sociais, educacionais e as contradições presentes no comportamento dos personagens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem crítico-dialética. A leitura e análise da obra permitiram verificar que esta retrata uma França em período de transição, da Idade Média para a sociedade Capitalista, com o surgimento da nova classe social: a burguesia e os comportamentos humanos deste período. A leitura dessa obra permitiu concluir, portanto, que a leitura literária possibilita ao leitor a percepção de diversos contextos históricos, sociais e culturais, bem como, o comportamento humano frente as realidades sociais vigentes, possibilitando a formação de leitores mais conscientes.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
FRANCO, S.; GIROTTO, C. G. G. S.; FUJITA, E. T.; TRASSI, A. Leitura e Educação: Determinações Educacionais e a Categoria Particularidade em o Filho Maldito de Balzac. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 36, p. 237-251, 28 fev. 2019.