Pesquisa na Pós-Graduação: um depoimento

  • Afrânio Mendes Catani

Resumo

Minha querida amiga Naura Syria Carapeto Ferreira solicita artigo acerca da temática “Pesquisa na Pós-Graduação”. O convite muito me honra e, na impossibilidade de realizar trabalho acadêmico nos moldes clássicos, opto por escrever um depoimento que procure condensar algumas idéias centrais que possuo a respeito.
Sou professor universitário há mais de 31 anos, tendo trabalhado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV); na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Araraquara; na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, a partir de 1986, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Entretanto, em nível de pós-graduação, minhas atividades datam de 1993, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação, USP e, no ano seguinte, no Programa de Pós-Graduação em Integração em América Latina (PROLAM), criado em fins da década de 1980 na USP. O PROLAM é um programa interunidades, vinculado à Pro-Reitoria de Pós-Graduação, envolvendo hoje cerca de duas dezenas de departamentos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Comunicações e Artes, da Faculdade de Educação, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Faculdade de Economia e Administração e da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
MENDES CATANI, A. Pesquisa na Pós-Graduação: um depoimento. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 2, n. 3, p. 113-128, 6 nov. 2018.