Pesquisa em Pós-Graduação: pressupostos e limites

  • Anita Helena Schlesener

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre alguns princípios básicos para a pesquisa em Pós-Graduação na área de Educação.1 Entre os pressupostos que sustentam esse trabalho, salienta-se a compreensão da dimensão política, a relação entre teoria e prática, bem como as noções de educação e de pesquisa, na compreensão de que todo trabalho se insere no contexto histórico e social e traz consigo as marcas dessa condição.
O referimento à dimensão política da educação e da pesquisa exige esclarecer inicialmente qual o sentido que se atribui à política a saber: supera-se o significado restrito de política enquanto atividade executiva ou parlamentar, que envolve interesses imediatos e disputas cotidianas refletidas nas políticas públicas, para entendê-la como o conjunto das relações de força nas várias formas que se instauram a partir da divisão da sociedade em classes e dos conflitos gerados por antagonismos resultantes dessa condição social, bem como toda ação é política à medida que pressupõe a divisão social e a necessidade de enfrentar os paradoxos que permeiam a ação em tais circunstâncias.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
HELENA SCHLESENER, A. Pesquisa em Pós-Graduação: pressupostos e limites. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 2, n. 3, p. 101-111, 6 nov. 2018.