A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação: pensando sobre o problema da pesquisa

  • Naura Syria Carapeto Ferreira

Resumo

A compreensão, acima enunciada, de que a base mais essencial e próxima do pensamento humano é a mudança da natureza pelo homem: a prática, cuja incorporação à teoria do conhecimento é considerada como a maior conquista do pensamento filosófico. É agindo sobre o meio, apropriando-se do existente para dar-lhe maior qualidade, que o homem produz e se realiza, transformando o meio para um patamar mais elevado do que o já existente. Nisto consiste a essência da pesquisa, objeto temático deste número 03 da Coleção “Cadernos de Pesquisa” do PPGED – Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, que tenho o prazer e expor ao público.
A objetividade do conteúdo do nosso pensamento, a coincidência das leis que o rege com as leis do ser são obtidos e verificados por meio da ação prática do homem sobre a natureza. Portanto, o reflexo da natureza na consciência do ser humano não é algum

Publicado
2018-11-06
Como Citar
SYRIA CARAPETO FERREIRA, N. A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação: pensando sobre o problema da pesquisa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 2, n. 3, p. 21-31, 6 nov. 2018.