História da cidade, consciência histórica e jovens escolarizados

  • Geyso Dongley Germinari

Resumo

O artigo tem como tema a relação entre a história da cidade, a consciência histórica de jovens escolarizados e a formação de identidades acerca da cidade de Curitiba-PR. O estudo enquadra-se no domínio científico da Educação Histórica, cuja atenção volta-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, tomou como referência principal à teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente, a ideia de consciência histórica, que, segundo este autor, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e tem como funções essenciais a orientação temporal e a criação de identidades individuais e coletivas.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
DONGLEY GERMINARI, G. História da cidade, consciência histórica e jovens escolarizados. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 9, p. 17, 6 nov. 2018.