A cultura escolar no período da reforma do ensino de 1º e 2º graus: os projetos educacionais dos governos paulista

  • Eliane Mimesse Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Este estudo tem a pretensão de identificar e comentar as práticas desenvolvidas nas escolas públicas estaduais paulistas, durante os anos de vigência da Reforma do Ensino de 1º e de 2º graus. Essa Reforma proporcionou aos governadores do Estado, durante o referido período, a criação de projetos educacionais derivados das instruções normativas. Os estudos sobre a cultura escolar nas últimas décadas apontam para a possibilidade das mais
variadas análises sob essa perspectiva. Julia (2001, p.10) é um dos autores que reforça esse comentário, apresenta-nos a necessidade de se estudar a cultura escolar a partir “das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contemporâneas”. Nesse sentido, faz-se necessário oferecer um breve contexto histórico aos leitores sobre as reformas da legislação educacional implantadas nos anos da ditadura militar.

Publicado
2018-10-30
Como Citar
MIMESSE, E. A cultura escolar no período da reforma do ensino de 1º e 2º graus: os projetos educacionais dos governos paulista. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 3, n. 5, p. 151-167, 30 out. 2018.