Compreensões e Ideações sobre a Disci plina de Anatomia Humana para a Formação de Profi ssionais de Saúde a partir de um Estudo de Caso Educaci onal

Compreensões e Ideações sobre a Disci plina de Anatomia Humana para a Formação de Profi ssionais de Saúde a partir de um Estudo de Caso Educaci onal

  • Mateus Casanova dos Santos Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)
  • Maria Cecília Lorea Leite Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas.

Resumo

O presente estudo de caso educacional com caráter participante contextualiza
as interfaces do ensino morfológico humano, das identidades profissionais
da área da saúde e dos currículos profissionalizantes a fim de compreender
a disciplina de Anatomia Humana para a formação de graduação em
Medicina. A articulação com as teorizações do sociólogo da educação Basil
Bernstein e do sociólogo político Stephen Ball, somando-se a contribuição
do método documentário, foram recursos metodológicos utilizados analisar
pesquisa observacional, documental e o diário de campo. Embora seja
extremamente rigoroso o ensino da Anatomia Humana no que tange ao
incremento do estudo com correlações clínicas e com o aprofundamento da
prática laboratorial em peças cadavéricas, não se pode confundir a disciplina
afirmando que ela é conservadora, estanque e/ou tradicional. A utilização
da Aprendizagem Baseada em Problemas e a resolução de problemas reais
envolvendo a Anatomia Humana voltada à clínica é um processo que promove
horizontalização de disciplinas ditas verticais e/ou conservadoras.
Palavras-chave: práticas pedagógicas; anatomia; pedagogia; medicina;
Basil Bernstein.

Biografia do Autor

Mateus Casanova dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Pelotas (PPGE/UFPel). Professor Assistente do Departamento de Morfologia, Instituto
de Biologia, UFPel. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas
Educativas.

Maria Cecília Lorea Leite, Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas.

Doutora em Educação

Publicado
2012-05-04