cia no Ensino Superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo

  • Helenise Sangoi Antunes Profª. Drª. PPGE/UFSM
  • Graziela Franceschet Farias Doutoranda PPGE/UFSM

Resumo

Este artigo refere-se à investigação qualitativa realizada na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Com a participação de um professor colaborador, tivemos a oportunidade de aproximação de sua história de vida, bem como dos caminhos percorridos por ele para construir-se e consolidar-se enquanto professor do Ensino Superior. Ao nos aproximarmos da história de vida do colaborador, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os percursos pessoais e os trajetos pela escolha profissional. Nesse trabalho de procurar ouvir este professor de Ensino Superior, observamos a presença
constante de histórias relacionadas aos motivos da escolha profissional, aos processos de formação e da prática docente. Trata-se de memórias de um passado não tão remoto, que por isso mesmo possuem a intensidade, o movimento, a sutileza e a relação espaço/tempo reconstruídos no momento de cada lembrança escrita.

Publicado
2018-08-17
Como Citar
ANTUNES, H.; FARIAS, G. cia no Ensino Superior: um estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 17, p. 179 - 199, 17 ago. 2018.