Liderança Escolar, Projeto e Trabalho em Equipa: Explorando Cruzamentos Concetuais

  • Jorge Adelino Costa Professor Catedráticoda Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Sandra Cristina Soares Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Patrícia Castanheira Doutora em Educação. Investigadora na Universidade de Aveiro, Portugal.

Resumo

 A liderança nas escolas constitui um dos domínios da análise organizacional a usufruir de uma atenção progressiva, já que, às tradicionais competências de gestão do diretor, há que associar a dimensão da liderança, enquanto capacidade para influenciar o envolvimento coletivo dos membros da organização na consecução dos objetivos. Neste artigo, que assume uma abordagem exploratória de sistematização concetual, procura-se cruzar alguns aspetos que se percecionam como essenciais nas práticas de
liderança em contexto escolar, a saber: projeto, equipa e emoções. O diretor da escola, numa perspetiva de liderança eficaz, necessita de se socorrer de um projeto, enquanto conteúdo e orientação da sua ação, do trabalho em equipa, como estratégia de desenvolvimento organizacional, e de não menosprezaravertente emocionaldo comportamento humano, enquanto aspeto nevrálgico do relacionamento interpessoal.

Publicado
2018-08-17
Como Citar
COSTA, J.; SOARES, S.; CASTANHEIRA, P. Liderança Escolar, Projeto e Trabalho em Equipa: Explorando Cruzamentos Concetuais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 17, p. 164 - 178, 17 ago. 2018.