O Conceito de Educação para o Catolicismo Sul-Rio-Grandense no Período de 1913 a 1946

  • Cláudia Regina Costa Pacheco Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Câmpus Ibirubá

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida sobre os ideais católicos sul-rio-grandenses no período de 1913 a 1946 no que tange ao conceito de educação. Ressalta-se que a Revista Unitas (Revista Eclesiástica da Arquidiocese de Porto Alegre) se constituiu na principal fonte desta pesquisa. Esta Revista se configurou, na época, na publicação oficial da Igreja Católica Sul-Rio-Grandense, fato este que possibilita a percepção da ação dessa instituição no Estado, tanto em termos políticos como educacionais. Este estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica, enfatizando, sobretudo, a análise da documentação histórica referente ao acervo da Revista Unitas. De acordo com a análise da documentação e dos artigos veiculados nesta publicação religiosa pode-se perceber que a
educação se apresentou como possibilidade de determinação de valores e ideais católicos. Somente uma educação católica teria um caráter completo e perfeito. Constata-se que a Igreja Católica considerava-se uma educadora soberana e perfeita e, por meio da atuação de seu clero, sob o comando de D. João, buscava “inculcar” seus ideais mesmo em contextos políticoeconômicos adversos.

Publicado
2018-08-15
Como Citar
PACHECO, C. O Conceito de Educação para o Catolicismo Sul-Rio-Grandense no Período de 1913 a 1946. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 17, p. 43 - 62, 15 ago. 2018.