Construção de Identidade Social de Tutores de EAD por meio da Sociologia Fenomenológica de Schütz

  • Luis Gabriel Abravanel dos Santos Professor substituto da UFPR.
  • Cleverson Renan da Cunha Professor adjunto IV da UFPR

Resumo

 O presente artigo visa identificar, por meio da metodologia de grupos focais e de uma abordagem sociológica de Shütz, como se dá a construção da identidade social de tutores de ensino à distância que estão veiculados a uma instituição federal de ensino. Para isso, primeiramente é discutido o processo de formação da identidade do indivíduo nos grupos sociais e então são apresentadas variáveis que estão relacionadas com a construção da identidade social. A seguir é descrito o método fenomenológico, focando-se na fenomenologia sociológica de Shütz. Então são descritos os atores sociais presentes na educação a distância, principalmente os tutores e alunos, que
são o foco da pesquisa. Na sequência é apresentado o caso estudado, sua metodologia e aplicação da técnica de grupo focal. A análise de dados segue o modelo fenomenológico de Schütz (1962), que relaciona os elementos propostos por Husserl com a sociologia compreensiva de Max Weber. A análise é composta em descrição, redução e interpretação fenomenológica. A descrição fenomenológica apresenta os dados obtidos durante o grupo focal, divididos em cinco categorias. A redução fenomenológica é aonde ocorre a redefinição e a compreensão dos pesquisadores por meio de especificações precisa das experiências vividas pelo grupo, já na interpretação fenomenológica ocorre a redefinição do significado do fato de ser tutor de ensino a distância. A redução e a interpretação fenomenológicas são apresentadas em conjunto, sendo que mostram os conflitos de identidade dos tutores de ensino a distância com os demais atores e com eles mesmos.

Publicado
2018-08-15
Como Citar
SANTOS, L.; CUNHA, C. Construção de Identidade Social de Tutores de EAD por meio da Sociologia Fenomenológica de Schütz. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 19, p. 251 - 278, 15 ago. 2018.