O Jogo na Formação Inicial de Professores de Matemática: Contribuição da Teoria da Aprendizagem Significativa

  • Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos Professor do Institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE/Canindé.
  • Ivoneide Pinheiro Lima Professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Resumo

O objetivo principal dessa investigação foi analisar a implicação da utilização de jogos na formação inicial de professor de matemática, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Para coleta de dados foi realizado um minicurso com aplicação de 10 jogos, destinados a 23 alunos do curso de Matemática da UECE. Para coleta de dados foi utilizado 01 questionário, filmagem e fotografia. Os resultados mostram que o minicurso, em geral, foi muito bem aceito pelos alunos. Um elemento observado foi à interação entre
o conhecimento prévio e o conhecimento novo, pois foi notada durante toda a dinâmica do minicurso uma troca de conhecimentos entre os alunos mais experientes e os menos experientes: enriquecendo, elaborando e diversificando em termos de significados. Percebeu-se também que no decorrer de todo processo, os alunos foram participantes e ativos, levantando hipóteses, construindo estratégias, interpretando e reformulando as regras dos jogos, evidenciando assim as características essenciais da aprendizagem significativa.
As considerações finais ressaltam que os jogos não devem ser concebidos como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.

Publicado
2018-08-15
Como Citar
VASCONCELOS, F.; LIMA, I. O Jogo na Formação Inicial de Professores de Matemática: Contribuição da Teoria da Aprendizagem Significativa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 19, p. 181 - 196, 15 ago. 2018.