Theodor Adorno: Sobre Educação e Escola

  • Rita Amelia Teixeira Vilela Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC MINAS.

Resumo

Este texto procura situar a discussão de Theodor Adorno sobre educação, apontando a estreita relação entre sua crítica social e sua abordagem de questões da educação. Três dimensões serão apontadas para esclarecer como seu pensamento dialoga com a Teoria da Educação e quais implicações sua perspectiva de crítica à educação apresenta para a discussão da escola: a crítica implícita à educação na análise do processo de dominação cultural; a discussão sobre educação e alienação; a concepção de educação e autonomia. O texto procura demonstrar que, embora Theodor Adorno não seja um teórico da pedagogia, ele sinaliza questões importantes para o debate
sobre a função da educação e sobre as reivindicações contemporâneas para a escola.

Publicado
2018-08-14
Como Citar
VILELA, R. Theodor Adorno: Sobre Educação e Escola. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 19, p. 101 - 118, 14 ago. 2018.