Utilização De Recursos Midiáticos Na Educação:

Desafios E Possibilidades

  • Clésia Maria Hora Santana Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Resumo

Na sociedade contemporânea, as mídias encontram-se presentes em todas as atividades da vida humana, imbricadas em um contexto que mescla cultura e técnica, visto que são imaginadas, concebidas e utilizadas pelos humanos que as produzem (SETTON, 2010). Nesse contexto, defende-se a ideia de que a incorporação de diferentes recursos midiáticos, com ênfase nas mídias mais recentes, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), podem favorecer uma profunda renovação da escola (SILVA, 2008). Uma escola pensada como espaço de construção do saber, de enriquecimento moral e social, na qual os alunos sejam considerados como seres humanos em busca de si próprios, em reflexão conjunta com seus pares e com o mundo que o cerca. Nesse sentido, o presente estudo busca responder à seguinte questão: como os professores que concluíram o curso de Especialização em Mídias na Educação, no Estado de Sergipe, percebem as contribuições dessa formação para a sua prática pedagógica? Para respondê-la, optou-se por um estudo de natureza qualitativa com abordagem em estudo de caso, que utilizou como instrumentos de coletas de dados: pesquisa documental,
questionário e entrevista semiestruturada. Os dados apontam para uma tentativa ainda incipiente de incorporação dos recursos midiáticos disponíveis visando promover novas formas de ensino-aprendizagem, comprovando que o curso colaborou para uma mudança na prática dos professores, além de ratificar que os cursos de formação continuada para professores, além de necessários, devem ser ofertados com regularidade.
Palavras-chave: mídias na Educação; formação continuada; prática pedagógica.

Biografia do Autor

Clésia Maria Hora Santana, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora da rede pública
estadual de Alagoas.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Doutora em Educação. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
– CEDU/UFAL. Membro do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
do Conhecimento – IC. Professora do curso de Pedagogia (UFAL).

Publicado
2012-05-07
Como Citar
SANTANA, C.; COSTA, C. Utilização De Recursos Midiáticos Na Educação:. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 16, p. 140-153, 7 maio 2012.