A liberdade estética de Schiller na Pedagogia Waldorf

  • Jonas Bach Junior Universidade Federal do Paraná
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo da Veiga Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo analisa a influência de Schiller na concepção de liberdade da Pedagogia Waldorf. A questão da liberdade coloca o próprio eu como objeto. Steiner investiga - inspirado em Schiller - uma forma de conhecimento seguro onde a vontade, livre de determinismos, possa se expressar. A disposição
estética da mente torna-se o meio de superação de unilateralidades. Os impulsos da matéria e da forma são limitações humanas. O estado lúdico é a expressão do verdadeiro ser humano. A concepção da liberdade estética estabelece o desafio de uma conciliação entre o ser humano ideal e temporal. O determinismo da dualidade só é superado num terceiro estado, que se torna fenômeno a partir de um posicionamento efetivado pelo indivíduo. O estado estético da consciência humana transcende a sensibilidade e a razão, é uma capacidade nova e que precisa ser adquirida. A concepção de um ser
ideal em cada ser humano inspirou Steiner na fundamentação da Pedagogia Waldorf. Para os docentes Waldorf, a autoeducação torna-se o meio para se alçar níveis superiores de relação com a realidade. A autoeducação é a tradução prática dos fundamentos teóricos encontrados no pensamento
schilleriano.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf, educação estética, liberdade

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Alanus Hochschule, com
bolsa sanduíche pelo programa Capes/DAAD

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela PUC-SP e pós-doutora pelos Archives Jean Piaget da
Universidade de Genebra. Realizando pós-doutorado na Alanus Hochschule, Alemanha,
com bolsa CAPES, processo BEX.1056/11-5. Professora Associado II da UFPR

Marcelo da Veiga, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Duisburg. Reitor da Alanus Hochschule

Publicado
2012-05-07
Como Citar
JUNIOR, J.; STOLTZ, T.; DA VEIGA, M. A liberdade estética de Schiller na Pedagogia Waldorf. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 16, p. 125-139, 7 maio 2012.