Editorial

  • Geyso Germinari É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.
  • Geraldo Pieroni Atualmente os seus estudos estão concentrados nos processos comunicacionais que se manifestam em instituições e nas práticas culturais. Contempla regimes interacionais e as múltiplas linguagens mobilizadas em contextos sócio- históricos específicos. Analisa os mecanismos da comunicação e imagens como movimento de mediação e interação cultural. Projeto de pesquisa atual: Imagem, Comunicação e Poder na "propaganda fide" inquisitorial.
  • Naura Syria Carapeto Ferreira Atualmente é professor (aposentada) da Universidade Federal do Paraná, professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná, sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, sócia fundadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED, sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE, sócia fundadora do Centro de Estudos Educação e Sociedade, sócia da ANPAE ? Associação Nacional de Política e Administração da Educação, sócia da Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná/SIND-ANDES, sócia da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ? SPCE, sócia da AFIRSE - Portugal ? Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en. Education. Fundadora da Seção Estadual da ANPAE/ Paraná da qual foi diretora por 4 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas públicas e gestão da educação atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática da educação, políticas de formação de profissionais da educação, cidadania, formação humana, políticas públicas e administração da educação.

Resumo

Este décimo sexto número dos Cadernos de Pesquisa:
Pensamento Educacional representa mais uma importante etapa do processo de consolidação da qualidade e na ampliação do corpo de seus articulistas e leitores, tanto nacionais, quanto internacionais. Os Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional tem conseguido cumprir o seu primordial objetivo o qual é a abertura, dialogal e contínua, de um instrumento acadêmico de intercâmbio entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Tuiuti do Paraná e a rede de educadores do país e do exterior.

Biografia do Autor

Geyso Germinari, É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também foi vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS).
Geraldo Pieroni, Atualmente os seus estudos estão concentrados nos processos comunicacionais que se manifestam em instituições e nas práticas culturais. Contempla regimes interacionais e as múltiplas linguagens mobilizadas em contextos sócio- históricos específicos. Analisa os mecanismos da comunicação e imagens como movimento de mediação e interação cultural. Projeto de pesquisa atual: Imagem, Comunicação e Poder na "propaganda fide" inquisitorial.
Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1991) D.E.A em História - Université Paris IV - Paris-Sorbonne (1993) e doutorado em História - Université de Paris IV - Paris-Sorbonne (1996). Professor-pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Linguagem (Mestrado e Doutorado). Membro do Comitê de Ética da Universidade Tuiuti do Paraná.
Naura Syria Carapeto Ferreira, Atualmente é professor (aposentada) da Universidade Federal do Paraná, professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná, sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, sócia fundadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED, sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE, sócia fundadora do Centro de Estudos Educação e Sociedade, sócia da ANPAE ? Associação Nacional de Política e Administração da Educação, sócia da Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná/SIND-ANDES, sócia da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ? SPCE, sócia da AFIRSE - Portugal ? Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en. Education. Fundadora da Seção Estadual da ANPAE/ Paraná da qual foi diretora por 4 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas públicas e gestão da educação atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática da educação, políticas de formação de profissionais da educação, cidadania, formação humana, políticas públicas e administração da educação.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas/RS (1967), mestrado em Educação - Área de Concentração Currículo pela Universidade Federal do Paraná (1980) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992).
Publicado
2012-11-15
Como Citar
GERMINARI, G.; PIERONI, G.; FERREIRA, N. Editorial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 16, p. 11-12, 15 nov. 2012.