A escola pública e processos formativos de professores: espaços e concepções explícitas no projeto político-pedagógico

  • Oséias Santos de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba.
  • Clarice Zientarski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).
  • Sueli Menezes Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

Resumo

O artigo trata dos processos de formação continuada de professores na escola pública e discute a formação como compromisso da instituição e de seus profissionais nos espaços determinados legalmente. O enfoque da discussão perpassa pelos resultados de análises realizadas ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa, vinculado ao GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da UFSM/RS sob o título “A Construção da Autonomia, da Qualidade e da Democracia na Escola Municipal nos Diferentes Espaços da Gestão Escolar”. Para o desenvolvimento deste trabalho, tomou-se como referência uma escola municipal, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul, quando, através de pesquisa qualitativa e dos documentos que dão sustentação às práticas de gestão desenvolvidas no ano de 2009, buscou-se uma aproximação entre o momento vivido pela sociedade e pela educação conforme constatado, onde se percebe uma contradição entre as atuais políticas públicas que incluem a escola e seus professores como parceiros nas tarefas de formação.

Biografia do Autor

Oséias Santos de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba.
Doutorando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Professor na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba.
Clarice Zientarski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).
Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).
Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).
Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Coordenadora do GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

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Como Citar
OLIVEIRA, O.; ZIENTARSKI, C.; PEREIRA, S. A escola pública e processos formativos de professores: espaços e concepções explícitas no projeto político-pedagógico. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 15, p. 164-181, 11.