Discurso da imprensa sobre ação afirmativa e formação de professores no Brasil

  • Rosalir Viebrantz IFSul - Campus Sapucaia do Sul.
  • Odalberto Domingos Casonatto
  • Patrícia Somers University of Texas at Austin.

Resumo

Nesta pesquisa, fazemos uma análise da discussão encontrada na imprensa sobre a formação de professores e as políticas de Ação Afirmativa (AA), expressa pelos jornais Folha de São Paulo e O Globo, ambos on-line. Aproximamo-nos da temática em estudo com o seguinte questionamento: como os meios de comunicação abordam a formação de professores e as Políticas de Ação Afirmativa no Brasil? Foram selecionadas 967 reportagens entre os anos 2000 e 2010, sendo editoriais e matérias de opinião de jornalistas. O critério de seleção adotado, para a coleta geral do material, teve o propósito de cobrir a diversidade de posicionamentos e argumentos que permearam o debate. Uma vez coletado o material, as reportagens foram codificadas e analisadas através da técnica de análise de conteúdos, emergindo cinco grandes categorias que foram trabalhadas no texto: educação de professores e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica; raça, racismo e identidade racial; Ação Afirmativa no Brasil e as ambiguidades em torno das AA; acesso a Educação e qualidade; Ações Afirmativas e Educação Superior, custos e benefícios.

Biografia do Autor

Rosalir Viebrantz, IFSul - Campus Sapucaia do Sul.
Pós-Doutor pela PUC/RS. Professora do IFSul - Campus Sapucaia do Sul.
Odalberto Domingos Casonatto
Dr. pesquisador e livre docente.
Patrícia Somers, University of Texas at Austin.
Dr. Patricia Somers is an Associate Professor of Higher Education at the University of Texas at Austin.

Referências

DASCAL, M. A igualdade Racial tem que Ser Igualdade cultural. In: FOLHA
DE S. PAULO, 16/07/2006.
Editorial. Ação Afirmativa. O Globo, 15/03/2005.
Editorial. Confusão Racial. O Globo, 23/01/2004.
Editorial. Cotas Raciais. O Globo, 11/03/2004.
Editorial. Cotas Raciais. O Globo, 29/12/2005.
Editorial. Obra Desvenda a Construção e o Funcionamento do Racismo no
Brasil. Folha de São Paulo, 23/02/2009.
Editorial. Qualidade de Ensino é o Principal Desafio no Combate ao
Analfabetismo. O Globo, 25/09/2008.
Editorial. Rota Invertida. O Globo, 27/03/2006.
Editorial. Veja as Propostas sobre Racismo do Brasil que Podem não Vingar. Folha de São Paulo, 29/08/2001. Editorial: In: O Globo, On-line. Problemas no Acesso e de Efetividade no Ensino Básico Comprometem Educação dos Jovens Brasileiros. 20/05/2008.
FISCHMAN, Gustavo E., HAAS, Eric. Education & Consent: Critical Discourse Analysis and Higher Education” Invited address at Institute for Advanced Studies Research Seminar, Lancaster University, Lancaster, England, December 6, 2005.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio A. Racismo e Antirracismo no Brasil. São Paulo: Fundação de apoio à Universidade de São Paulo; Ed. 34, 1999.
HERINGER, Rosana. (Org). A Cor da Desigualdade: Desigualdades Raciais no Mercado de Trabalho e Ação Afirmativa no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Raciais e Étnicos/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1999.
MARTINS, André R. N. Racismo e imprensa – argumentação no discurso
sobre as cotas para negros nas universidades In: SANTOS, Sales A. Ações
afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para Todos), p. 179-207.
MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na Raça: Legislação e Relações Raciais, Brasil - Estados Unidos. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.
MORAES, Roque. Análise de Conteudo. Revista Educação, Porto Alegre,
PUCRS, v.21, n. 37, p.7-32, mar.1999.
SILVA, Cidinha da (org.). Ações Afirmativas em Educação: Experiências
Brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.
SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, Cotas e Ação Afirmativa: Razões Históricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENEJB, 2003. 220 p.
TELLES, Edward. Racismo a Brasileira: uma nova Perspectiva Sociologica. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2003. 347 p..
WEBER, D. Todos pela Educação: no Ritmo atual, Brasil não Atingirá Metas. In: O Globo, on-line, 12/12/2008.
Como Citar
VIEBRANTZ, R.; CASONATTO, O.; SOMERS, P. Discurso da imprensa sobre ação afirmativa e formação de professores no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 15, p. 35-44, 11.