Uma nova possibilidade de ensinar e aprender através das mídias-meios digitais

  • Ruth S. Contreras Espinosa Universidad de Vic, Barcelona, España
  • Irene García Medina Universidad de Vic, Barcelona,España
  • Patricia Margarida Farias Coelho PUC -SP

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão bibliográfica de autores sobre os meios-mídias digitais na educação com o objetivo de refletir sobre as novas possibilidades de ensino-aprendizagem através das mídias-meios digitais. Com as transformações na web, passamos a ter tecnologias interativas que podem e devem ser utilizadas para e no ensino. O arcabouço teórico se sustentará, principalmente, a partir do legado de Marshall McLuhan e as pesquisas de diferentes autores que se dedicam à compreensão do uso de novas tecnologias interativas para e na aprendizagem. É importante ressaltar que o artigo busca dialogar com as ideias de McLuhan e de outros pesquisadores que ora parecem conflitantes com suas colocações, porém a presença de diferentes autores busca evidenciar a importância que todos têm ao se atentarem para as tranformações educacionais através dos meiosmídias digitais. Também, atenta-se sobre a necessidade de reorganizar os ambientes de sala de aula (educação formal e tradicional) com o objetivo de melhor acolher os estudantes do século XXI. As conclusões apontam para o fato de que a escola dentro do formato tradicional já não alcança mais as necessidades e espectativas dos nativos digitais. A aplicação de novas tecnologias em instituições formais de ensino caminha de mãos dadas com a reforma das funções e estruturas da educação. O objetivo principal da educação deve ser, portanto, um ato de ensinar e aprender, onde um novo papel é assumido pelo aluno e pelo professor.

Biografia do Autor

Ruth S. Contreras Espinosa, Universidad de Vic, Barcelona, España
Profesora titular y directora del GRID (Universidad de Vic, Barcelona, España), Doctora en Ingeniería Multimedia (Universidad Politécnica de Catalunya , España)
Irene García Medina, Universidad de Vic, Barcelona,España
Profesora titular y miembro del GRID (Universidad de Vic, Barcelona,España), Doctora en Marketing (Universidad de Sophia-Antipolis, Francia) y en Relaciones Internacionales (Universidad de Viena Austria).
Patricia Margarida Farias Coelho, PUC -SP
Pós-Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo . Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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