Uma nova possibilidade de ensinar e aprender através das mídias-meios digitais

  • Ruth S. Contreras Espinosa Universidad de Vic, Barcelona, España
  • Irene García Medina Universidad de Vic, Barcelona,España
  • Patricia Margarida Farias Coelho PUC -SP

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão bibliográfica de autores sobre os meios-mídias digitais na educação com o objetivo de refletir sobre as novas possibilidades de ensino-aprendizagem através das mídias-meios digitais. Com as transformações na web, passamos a ter tecnologias interativas que podem e devem ser utilizadas para e no ensino. O arcabouço teórico se sustentará, principalmente, a partir do legado de Marshall McLuhan e as pesquisas de diferentes autores que se dedicam à compreensão do uso de novas tecnologias interativas para e na aprendizagem. É importante ressaltar que o artigo busca dialogar com as ideias de McLuhan e de outros pesquisadores que ora parecem conflitantes com suas colocações, porém a presença de diferentes autores busca evidenciar a importância que todos têm ao se atentarem para as tranformações educacionais através dos meiosmídias digitais. Também, atenta-se sobre a necessidade de reorganizar os ambientes de sala de aula (educação formal e tradicional) com o objetivo de melhor acolher os estudantes do século XXI. As conclusões apontam para o fato de que a escola dentro do formato tradicional já não alcança mais as necessidades e espectativas dos nativos digitais. A aplicação de novas tecnologias em instituições formais de ensino caminha de mãos dadas com a reforma das funções e estruturas da educação. O objetivo principal da educação deve ser, portanto, um ato de ensinar e aprender, onde um novo papel é assumido pelo aluno e pelo professor.

Biografia do Autor

Ruth S. Contreras Espinosa, Universidad de Vic, Barcelona, España
Profesora titular y directora del GRID (Universidad de Vic, Barcelona, España), Doctora en Ingeniería Multimedia (Universidad Politécnica de Catalunya , España)
Irene García Medina, Universidad de Vic, Barcelona,España
Profesora titular y miembro del GRID (Universidad de Vic, Barcelona,España), Doctora en Marketing (Universidad de Sophia-Antipolis, Francia) y en Relaciones Internacionales (Universidad de Viena Austria).
Patricia Margarida Farias Coelho, PUC -SP
Pós-Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo . Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

BECKER, H. J., & RAVITZ, J. The influence of computer and Internet use
on teachers’ pedagogical practices and perceptions. Journal of Research on Computing in Education, 31(4), 1999. 356-384 p.
BUCKINGHAM, D. Más allá de la tecnología. Buenos Aires: Manantial, 2008.
CASTELLS, M. La era de la información. Vol II. Economía, sociedad y cultura. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES. Designing tomorrow’s
education: Promoting innovation with new technology. Brussels, 27.1.2000. Disponivel em: . Acesso em: 21. jan. 2012.
CORNU, B. New technologies: Integration into education. In D. WATSON & D. CRAWFORD, R. Managing information technology in secondary schools. London: Routledge, 1997.
DOWNES, S. New Technology Supporting Informal Learning. 2009. Disponivel em: Acesso em: 12 jan. 2012.
DUCHATEAU, C. The computer: Ally or alien? In D. Watson & D. Tinsley
(Eds.), Integrating information technology into education. London: Chapman & Hall, 1995. 13-25 p.
FONSECA, C. Educación, tecnologías digitales y poblaciones vulnerables:
Una aproximación a la realidad de América Latina y el Caribe. Documento
preparado para la Consulta Regional del Programa Pan Américas IDRC,
Fundación Omar Dengo, 2005.
FURLONG, J., FURLONG, R., FACER, K., & SURTHERLAND, R. The National
Grid for Learning: A curriculum without walls. Cambridge Journal of Education, 30(1), 2000, 91-109 p.
GARDNER, H. La nueva ciencia de la mente. Historia de la revolución cognitiva. México: Paidós, 1988.
HAWKINS, J. Technology and the organization of schooling. Communications of the ACM, 36(5), 1993, 30-5 p.
INNIS, H. A. The bias of communication. Toronto: University of Toronto Press, 1951.
KNUPFER, N. Teachers and educational computing: Changing roles and
changing pedagogy. In R. Muffoletto & N. N. Knupfer (Eds.), Computers in
education. Cresskill, New Jersey: Hampton Press, 1993, 163-179 p.
LYNCH, J. What can we learn from McLuhan? Electronic communication
technologies and the future of schooling. Autralian Association for Research in Education (AARE), 2002. Disponivel em: . Acesso em: 20 jan. 2012.
MARKHAM, A. N. Life Online. Researching Real Experience in Virtual Space, vol. 6, Londres: Altamira Press, 1998.
MARTIN-BARBERO, J. Novos regimes de visibilidade e descentramentos
culturais. In: FIL É, W. Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro:
DP&A, 2000.
MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Barcelona: Paidós Comunicación,1996.
MCLUHAN, M. Understanding Media: The extensions of Man. New York: NewAmerican Library, 1964.
MCLUHAN, M. Cybernetics and Human Culture. A: McLuhan S.; Staines, D.(ed). Marshal McLuhan. Understanding Me. Lectures and Interviews. Boston: MIT Press, 1964, 44-55 p.
MCLUHAN, M. The mechanical bride: folklore of industrial man. New York:
Vanguard Press. 1951, 98-101 p.
MCLUHAN, M. La Galaxia Gutenberg. Génesis del Homo Typographicus.
Madrid: Aguilar, 1969.
MCLUHAN, M., & FIORE, Q. The medium is the message. New York: Random House, 1967.
MCLUHAN, M., & LEONARD, G. B. The future of education: The class of
1989. Look, February 21, 1967, 23-24 p.
MCLUHAN, M. & MCLUHAN, E. Leyes de los medios. La nueva ciencia.
México: Grijalbo, 1990.
MCLUHAN, M., & POWERS, B. R. The global village: Transformations in world life and media in the 21st Century. New York: Oxford University Press, 1989.
OBSERVATORIO TENDENCIAS 4. Observatorio continúo sobre las percepciones, actitudes, hábitos y demandas de los jóvenes y jóvenes-adultos de 15 a 35 años en relación al móvil y a la tecnología. Disponivel em: < http://es.scribd.com/doc/25839000/4-Observatorio-Tendencias-FINAL>. Acesso em: 29 jan. 2012.
OLIVEIRA, L. Mutaciones en Educación. SIMc/Luhan (sobre McLuhan). Buenos Aires: Editorial Humanitas, Colección Cosmovisión, 1976.
ONG, W. Orality and Literacy: Technologizing of the word. New York: Methuen, 1982.
PISCITELLI, A. Nativos digitales, Buenos Aires, Paidós, 2009.
PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em:
digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.
PRENSKY, M. Digital Native Immigrants, part II. Do they Really think Differently. Vol. 9, N.6, December, 2001. Disponível em: part2.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.
REID, E. Cultural Formations in Text-Based Virtual Realities, Melbourne:
University of Melbourne, 1994.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade,
mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à
cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
TINSLEY (Eds.), Integrating information technology into education. London:Chapman & Hall, 1995.
TOOMEY, R. Schooling Issues Digest No. 2: Information and communication technologies for teaching and learning. Canberra: Commonwealth of Australia, 2001. Disponivel em: sc.publications/2001/digest/technology.html>. Acesso em: 14 jan. 2012.
UK DEPARTMENT OF EDUCATION & SKILLS. White paper: Schools - Achieving success. London: Department of Education & Skills, 2001.
WILSON, S. & PETERSON, L. The Anthropology of Online Communities, Annual Review of Anthropology, núm. 31, 2002, 449-467 p.
Como Citar
ESPINOSA, R.; MEDINA, I.; COELHO, P. Uma nova possibilidade de ensinar e aprender através das mídias-meios digitais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 7, n. 15, p. 15-34, 11.