A Ilustração Brasileira e a Ideia de Universidade

  • Ricardo Alexandre da Cruz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

Quero iniciar está resenha de modo inusitado. Inusitado por quê? Primeiro que esta resenha foge a regra, propositalmente, das resenhas “convencionais”, pois ela não vem apresentar uma obra recente aos leitores, mas sim representar uma obra que tem mais de cinquenta anos. O motivo que me levou a desafiar as ordens das coisas e resenhar a obra de Roque Spencer Maciel de Barros é que não concordo com a máxima de que só livros recém lançados (geralmente com no máximo cinco anos de lançamento) sejam resenhados. Estou de acordo que livros recentes devam ser apresentados ao público, mas também acredito que alguns livros “velhos” devam, mereçam e precisam ser reapresentados ao público. E este é o caso da obra aqui resenhada. Pois, embora seja uma obra com algumas dezenas de anos ela é extremamente importante para se entender a história das ideias e a concepção de universidade.

Biografia do Autor

Ricardo Alexandre da Cruz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mestrando do programa de pós-graduação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1959.
Como Citar
CRUZ, R. A Ilustração Brasileira e a Ideia de Universidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 259-264, 11.