O papel da Internet na constituição de redes sociais transnacionais de sociabilidade e mobilização dos estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal

  • Juliana Chatti Iorio Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
  • Maria Lucinda Cruz dos Santos Fonseca Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Mobilidade Estudantil Internacional, Brasil, Portugal, Redes Sociais, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Resumo

Na era da globalização, o papel da Internet tem sido fundamental para a formação de redes de contatos além-fronteiras. Com a introdução das chamadas redes sociais online de relacionamento (FacebookTwitterInstagramGoogle+, Youtube, MySpace, Badoo, etc), a facilidade em comunicar e obter informações de qualquer parte do globo aumentou ainda mais, apesar do acesso a essas novas mídias ainda não ser igual para todos.

Tendo como base as entrevistas qualitativas realizadas no âmbito do projeto de doutorado em desenvolvimento sobre as trajetórias de mobilidade dos estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal, pretende-se discorrer sobre a importância do Facebook na constituição de redes de contatos entre Brasil e Portugal. Os resultados preliminares têm apontado esta rede social online como uma das grandes facilitadoras deste tipo de mobilidade.

Biografia do Autor

Juliana Chatti Iorio, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Doutoramento em Geografia Humana/ Migração (previsão de conclusão – Abril de 2018 - Universidade de Lisboa), Especialização em Ciências de Comunicação/ Media e Jornalismo (2011 – Universidade Nova de Lisboa ), Mestrado em Comunicação e Indústrias Culturais (2005 – Universidade Católica de Lisboa), Licenciatura em Comunicação Social/ Jornalismo (1996 – Universidade Católica de Campinas/ São Paulo/ Brasil.
Maria Lucinda Cruz dos Santos Fonseca, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Agregação em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2005) Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 1989) Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1978)
Publicado
2017-06-21