A temática do racismo na campanha presidencial americana de 2008: enfoques do New York Times

Maria Inez Mateus Dota

Resumo


O objetivo deste trabalho é apontar os sentidos produzidos pelo jornal The New York Times, ao trazer para suas páginas a temática do racismo, na cobertura da campanha presidencial americana de 2008. Nessa direção, busca-se verificar que recursos de formatação das notíciase que aspectos discursivos são utilizados, no intuito de se discutir como se dá a contribuição do jornal para a representação da realidade na referida temática. A análise aponta que as manifestações raciais trazidas pelo periódico compõem um gradiente de posicionamentos, que passa por declarações explícitas de uma posição racista com relação ao candidato Barack Obama, declarações veladas simplesmente, declarações dissimuladas por outras justificativas e declarações contrárias a uma postura racista.

Palavras-chave


Jornalismo; Linguagem; Análise do discurso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens Universidade Tuiuti do Paraná - ISSN / 1980-5276

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.