A EAD e a Formação de Administradores na Educação Básica: Importância, Princípios e Significados na Contemporaneidade

Naura Syria Carapeto Ferreira

Resumo


O objetivo deste artigo é oferecer subsídios para a formação de administradores para trabalhar na Educação Básica, que é o primeiro nível de escolarização, comprometidos a investigação, os avanços da produção cientifica e publicação de seus resultados. A EAD, a Formação de Gestores e a Educação Básica são três elementos fundamentais na contemporaneidade para a humanidade brasileira e mundial e a relação que os vincula e os responsabiliza, a partir dos princípios e significados comprometidos com a formação humana cidadã de toda a população brasileira e mundial. Assim, pontuarei, ressignificação desses elementos nesta relação encaminhando reflexões propositivas. A EAD, hoje é uma realidade e uma necessidade. Faz-se necessário utilizá-la como um poderoso recurso para fazer educação de qualidade que possibilite e assegure a verdadeira democratização do ensino para todos a fim de que possam adquirir a cidadania

Texto completo:

PDF

Referências


ATTALI, Jacques. Histoires du temps. Fayard, Paris, 1982.

DOHSE, K.; JURGENS, U. & MALSCH, T. “From fordism to toyotism? Thesocial organization of the labor process in the japanese automobile industry”.

Politics & Society. Los Altos, 14 (2), 1985.

FERREIRA, N. S. C. “Tecnologia Educacional e o Profissional no Brasil:

sua formação e a possibilidade de uma Cultura Humana” In: Tecnologia

Educacional. Ano XXVI, N º 141, 1998.

______. “Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios”.

º ed. São Paulo: Cortez Ed., 2008.

______. “Education Technology and the Professional in Brasil: His or her

formation and the possibility of Human culture”. In: Bulletin of Science

Technology & Society. PeenState: The Pennsylvania State University, Vol 19,

Number 3, June/1999.

______. “Gestão Democrática da Educação para uma formação humana:

conceitos e possibilidades”. In: Em Aberto. Brasília, v. 17, n º 72. Fev/

jun.2000.

______. “O individualismo na contemporaneidade e os compromissos da

Gestão da Educação. In: Tradição, modernidade e as veredas da mestiçagem.

Maputo/ Moçambique: Editora da Universidade Eduardo Mondlane -UEM,

000.

______. Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 7ªª ed., São

Paulo: Cortez Editora, 2008.

______. É possível humanizar a formação no mundo globalizado? Sim,

é possível. In FERREIRA, N. S. C. A Gestão da educação na sociedade

mundializada; por uma nova cidadania. Rio de Janeiro; DP&A, 2003a.

______. Formação continuada e gestão da educação no contexto da “cultura

globalizada”. In: FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da

educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007b.

______. Políticas de ensino e políticas de formação: compromissos da gestão

da educação. In: ROMANOWSKI, J.; MARTINS, P.L.O. & JUNQUEIRA, S.R. -

Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes

e políticas. Vol 4. Curitiba: Campagnat,.2004.

______. “Supervisão Educacional: novas exigências, novos conceitos, novos

significados” In: RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica: princípios e práticas.

ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2.008.

FERREIRA, N. S. C. & AGUIAR, M. A. A. Gestão da Educação: impasses,

perspectivas e compromissos. 6ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

______. Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? 4ª Campinas:

Papirus, 2008.LOJJINE, J. A classe operária em mutações. Trad. José Paulo Netto. Belo

Horizonte: Oficina de Livros, 1990.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São

Paulo: Cortez Editora, 1980


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL