Visão de professores universitários sobre qualidade vocal no período de pandemia Covid-19: aporte da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Resumo
Introdução: a clínica fonoaudiológica voltada à voz extrapola fatores anatômico-funcionais, considerando-se uma perspectiva que se afasta de um modelo biomédico, ou seja, toma, especialmente, determinantes subjetivos e sociais, como possibilita uma abordagem circunscrita na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Nesse sentido, a partir dessa abordagem, leva-se em conta aspectos biopsicossociais dos profissionais que necessitam da voz em atividades laborais, como os professores universitários, os quais atuaram de forma remota pelo distanciamento físico/social no período de pandemia COVID-19. Objetivo: analisar a percepção de docentes acerca de qualidade vocal durante atividade remota no período de pandemia da COVID-19, mediante a CIF. Método: a coleta de dados foi realizada com professores universitários de duas Instituições de Ensino Superior privadas por meio da aplicação de questionário online, estruturado com sete questões a partir de categorias da CIF. Realizou-se análise estatística, a fim de realizar comparação entre os sexos. Resultados: participaram 150 docentes, 93 mulheres e 57 homens. Verificou-se diferença significante entre os sexos em cinco das sete questões determinadas neste estudo, sendo que as mulheres apresentaram maior impacto relacionado à qualidade vocal durante atividade remota. Conclusão: participantes do sexo feminino demonstraram mais efeitos relativamente à qualidade vocal em atividade remota decorrente da pandemia COVID-19. À vista disso, destaca-se a pertinência da Fonoaudiologia abordar fatos relacionadas à qualidade vocal de docentes relevando aspetos subjetivos e sociais, o que é possível ao se abordar a perspectiva da CIF, na busca de promover saúde em ambiente laboral.
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