Visão de professores universitários sobre qualidade vocal no período de pandemia Covid-19: aporte da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde

Resumo

Introdução: a clínica fonoaudiológica voltada à voz extrapola fatores anatômico-funcionais, considerando-se uma perspectiva que se afasta de um modelo biomédico, ou seja, toma, especialmente, determinantes subjetivos e sociais, como possibilita uma abordagem circunscrita na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Nesse sentido, a partir dessa abordagem, leva-se em conta aspectos biopsicossociais dos profissionais que necessitam da voz em atividades laborais, como os professores universitários, os quais atuaram de forma remota pelo distanciamento físico/social no período de pandemia COVID-19. Objetivo: analisar a percepção de docentes acerca de qualidade vocal durante atividade remota no período de pandemia da COVID-19, mediante a CIF. Método: a coleta de dados foi realizada com professores universitários de duas Instituições de Ensino Superior privadas por meio da aplicação de questionário online, estruturado com sete questões a partir de categorias da CIF. Realizou-se análise estatística, a fim de realizar comparação entre os sexos. Resultados: participaram 150 docentes, 93 mulheres e 57 homens. Verificou-se diferença significante entre os sexos em cinco das sete questões determinadas neste estudo, sendo que as mulheres apresentaram maior impacto relacionado à qualidade vocal durante atividade remota. Conclusão: participantes do sexo feminino demonstraram mais efeitos relativamente à qualidade vocal em atividade remota decorrente da pandemia COVID-19. À vista disso, destaca-se a pertinência da Fonoaudiologia abordar fatos relacionadas à qualidade vocal de docentes relevando aspetos subjetivos e sociais, o que é possível ao se abordar a perspectiva da CIF, na busca de promover saúde em ambiente laboral.

Biografia do Autor

Ana Lucia Casini Viana Klingelfus, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda no Programa Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná; Graduada em Fonoaudiologia na Universidade Tuiuti do Paraná.

Marlon Kleber Wutzow Bozo, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorando da Universidade Tuiuti do Paraná; Mestrado no Programa de Distúrbios da Comunicação da Universidade TUIUTI do Paraná; Residência Médica em Pediatria pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. Graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Clara Simone Ignácio de Mendonça, UFSC. Florianópolis SC

Doutorado em Linguística - UFSC; Fonoaudiologa Clinica. 

Rita de cassia Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do curso de Fonoaudiologia na Universidade Tuiuti do Paraná e no Programa de Pós-graduação, Mestradoe Doutorado em Saúde da Comunicação Humana. 

Publicado
2024-05-06
Como Citar
KLINGELFUS, A. L.; BOZO, M.; MENDONÇA, C. S.; TONOCCHI, R. Visão de professores universitários sobre qualidade vocal no período de pandemia Covid-19: aporte da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 140-161, 6 maio 2024.