Os estilos parentais como influência no desempenho escolar

  • Ronilene Rezende Oliveira Barcellos
  • Gabriela Reyes Ormeno

Resumo

O elo adequado entre família e escola é importante no desenvolvimento de crianças, na medida em que promove
a inserção cultural e potencializa a aprendizagem. O presente estudo objetivou correlacionar dimensões como
estilos parentais e suporte familiar com desempenho escolar no ensino fundamental. Participaram do estudo
20 alunos, com idade entre 11, 12 anos, de ambos os sexos. Esses estudantes frequentavam escola pública em
Curitiba/PR. Dados foram coletados e analisados conforme o Inventário de Estilos Parentais – IEP, e o Teste de
Desempenho Escolar – TDE. Resultados mostraram que estilos parentais com prevalência de práticas negativas
entre pais e filhos, e interação deficitária, correlacionaram-se negativamente, desfavorecendo o desempenho
escolar em aritmética, leitura e escrita e pontuação geral do TDE. Concluiu-se que programas específicos de
treinamento das habilidades educacionais para pais e mães, pode aprimorar práticas educativas positivas, diminuir
práticas negativas, e promover suporte familiar positivo auxiliando crianças em seu desempenho escolar.