Dimorfismo Sexual Relacionado a Dimensão do Espaço Aerofaringeo: um estudo transversal
Resumo
Objetivo - O objetivo deste estudo foi analisar se existe dimorfismo sexual correlacionando à dimensão do espaço aéreo faríngeo entre homens e mulheres Método - Um total de 405 telerradiografias de pacientes (239 mulheres e 166 homens). Os dados foram analisados pelos testes qui-quadrado e teste t de Student, com intervalo de confiança de 95% e adotando p < 0,05 como nível de significância, utilizando o software JASP versão 0.17.2.1. Resultados: Houve diferença significativa para o espaço bucofaríngeo (<0.01) entre homens e mulheres, já o espaço nasofaríngeo não houve diferença (0.097). A média de idade da amostra variou entre 36.0 ±13.2 feminino e 36.4 ±12.1 masculino. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo sugerem que existe presença de dimorfismo sexual quando comparado as medidas dos espaços bucofaríngeo, já em comparação com espaço aéreo nasofaríngeo não existe diferença.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual; ciência forense; espaço aerofaringeo;
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.